Forma adequada de fazer a soltura do peixe na água em pesqueiros

A forma mais adequada de se fazer a soltura dos peixes em pesqueiros é fazendo uso do passaguá, e...
Pesqueiro do Renato Pesqueiro do Renato

Forma adequada de fazer a soltura do peixe na água em pesqueiros

Por Gabriel Watanabe Mendonça

A pesca esportiva em pesqueiros está mais popular do que nunca, uma tendência que ganhou muitos adeptos desde o início da pandemia da COVID-19, em março de 2020. Os novos adeptos também estão mais variados, incluindo as mulheres e crianças que antes eram uma minoria quase inexistente nos pesqueiros, hoje, são presenças comuns no mundo predominantemente masculino da Pesca Esportiva.

A maior aceitação do hobby da pesca esportiva pelas mulheres e crianças não só beneficia muito o pescador, que antes encontrava obstáculos para deixar a família em casa e passar o dia inteiro pescando, como o aumento desse público também beneficia os pesqueiros, visto que há mais clientes e também torna o ambiente mais familiar, naturalmente diminuindo a ocorrência de situações desagradáveis com excesso de bebida, discussões e palavrões.

O novo público também possui características físicas diferentes dos antigos pescadores, sendo, no geral, de menor estatura e força. Tais características, somadas ao aumento do peso e tamanho dos peixes nos pesqueiros, acarretou em grandes dificuldades por parte de mulheres e crianças em levantar e segurar os grandes peixes, sendo necessário uma infraestrutura diferenciada nos pesqueiros, com pouca altura do nível da água para o solo, que deve ser estável e seguro para facilitar a remoção do peixe no passaguá.

A segunda e mais importante diferença diz respeito à saúde dos peixes, que não podem cair no chão, pois, por viverem em ambiente aquático, aonde a força da gravidade é muito reduzida, não são adaptados para resistirem a impactos e quedas no solo. Essa dificuldade causada pelo aumento do tamanho dos peixes não é exclusiva do novo público, pessoas com dificuldades físicas e clima chuvoso são também muito comuns. No momento de fotografar e soltar os peixes, cuidados extras se fazem necessários nessa nova realidade dos pesqueiros, como estar sempre ajoelhado e nunca em pé segurando um peixe e realizar a soltura com o auxílio do passaguá, para não correr o risco de derrubar o peixe enquanto se inclina nos barrancos da margem do lago.

Pensando nisso, a equipe do Pesqueiro do Renato aderiu a uma campanha do especialista em saúde animal Fabio Mori, que explica, no vídeo a seguir, a forma adequada de fazer a soltura do peixe na água em pesqueiros, utilizando o passaguá:

Uma resistência inicial à soltura utilizando o passaguá é esperada, porém, o amor à pesca esportiva certamente irá superar essa resistência. O pescador esportivo preza pela saúde e integridade dos peixes que lhe proporcionaram grandes emoções com sua captura e briga e poucas ocorrências são mais tristes que o peixe ser sacrificado por um descuido ou irresponsabilidade do pescador. Em pesquisa de campo, os pescadores clientes do Pesqueiro do Renato concordaram de forma unânime que tal acidente seria o suficiente para estragar a pescaria e causaria até mesmo o arrependimento de ter pescado o peixe.

Forma adequada de fazer a soltura do peixe na água em pesqueiros

A maioria dos pesqueiros hoje dia oferecem passaguá para os pescadores e aqui no Pesqueiro do Renato não é diferente, oferecemos vários passaguás de tamanho adequado aos grandes peixes, sempre acessíveis e próximos aos pescadores, para que não haja a necessidade de se deslocar rapidamente no momento em que o peixe é fisgado, correndo o risco de acidentes ou perder o peixe. Há também um passaguá feito especialmente para a espécie arapaima gigas, o famoso PIRARUCU, com profundidade adequada para o corpo alongado dessa espécie!

Forma adequada de fazer a soltura do peixe na água em pesqueiros

Esperamos, de coração, que todos possam aderir e cuidar de nossos protagonistas, afinal, não só nos proporcionam a emoção da captura, muitas vezes o mesmo peixe é pego novamente em outra visita, gerando um novo sentimento ao perceber como o peixe se desenvolveu e cresceu. Os peixes soltos com sucesso também irão proporcionar a mesma emoção para outros amigos pescadores.

Em nosso grupo do whatsapp, é comum a celebração de um peixe específico sendo pego novamente por outro cliente e o sentimento feliz de uma comunidade não apenas desfrutando, mas também protegendo, um local de paz e felicidade em família!

 

O Pesqueiro do Renato agradece pela visita e volte logo, amigo pescador!

 

 


Deixe Seu Comentário

Entre em contato e agende sua pesca combinada com a gente!

Usamos cookies para manter o site seguro, registrar e personalizar sua navegação. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para mais detalhes sobre essa atividade, acesse nossa Politicas de Privacidade

Entendi